Resenha Cr Tica
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO - DFPE
Disciplina: Fundamentos Socioeconômicos da Educação- FPE5003
Docente: Gilmar Barbosa Guedes
RESENHA CRÍTICA:
Trabalho e Educação: Paradoxos na Formação do Trabalhador.
LINDEMBERG DE MELO
NATAL-RN
2014
LINDEMBERG DE MELO
RESENHA CRÍTICA:
Trabalho e Educação: Paradoxos na Formação do Trabalhador.
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia (N) do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como parte dos requisitos para obtenção da nota da terceira unidade da disciplina Fundamentos socioeconômicos da Educação
Docente: Profº. Gilmar Barbosa Guedes
NATAL-RN
2014
Sumário
TEMA 4
1. INTRODUÇÃO 4
4. DESENVOLVIMENTO CRÍTICO DAS IDÉIAS DO TEXTO 4
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
Tema
RESENHA CRÍTICA: Trabalho e Educação: Paradoxos na Formação do Trabalhador.
1. Introdução
Analisando o texto da autora podemos conceber que uma das definições do neoliberalismo é que ele é um programa de reformas e ajustes estruturais de efeito ampliado pelo monopólio da ciência e das novas tecnologias, e que esse programa possibilitou uma expansão do capital até atingir a atual etapa de globalização.
É neste contexto de reformas e ajustes estruturais desde a década de 70 que a classe burguesa pôde aumentar sua lucratividade e a exploração da classe trabalhadora, influenciando as instituições de educação formal a serem meros mecanismos de reprodução ideológica das ideias neoliberais na sociedade capitalista.
4. Desenvolvimento das ideias do texto
A autora aborda na presente obra as consequências da reestruturação produtiva do capital e o impacto na educação e na formação do trabalhador.
É notório que ao longo da história, que aqueles que controlam os meios de produção são quem dita às regras de convivência, modificando assim a forma de pensar e viver das pessoas e grupos