Resenha Cr Tica
Teoria das Relações Internacionais I
Referência: WALTZ, K.N. Theory of international politics. Boston: McGraw-Hill, 1979. Pp. 88 – 178.
MEARSHEIMER, J. J. The offshore balancers. In: The tragedy of great power politics. New York: W.W. Norton, 2001. Pp. 234 – 265.
Este trabalho tem como objetivo estabelecer uma comparação entre os autores Kenneth Waltz e John Mearsheimer, desta forma visa apontar as suas principais características de suas teorias estudadas durante o curso de Teoria das Relações Internacionais.
Waltz é um dos fundadores da teoria Neo-Realista, assim nesta análise dos capítulos 4, 5 e 6; ele busca enfatizar o estudo do sistema internacional e assim estabelece como os conceitos se relacionam e explicam o sistema na sua atuação e existência. Assim de uma forma sucinta em um primeiro momento, será discorrido os principais conceitos da obra de Waltz referentes a compreensão da estrutura, sistema, como se relacionam, os tipos de sistema, sua aplicação nas relações internacionais e as características do sistema internacional.
O capítulo quatro da obra de Theory of international politics abre a discussão da temática abordada enfatizando que as teorias são reducionistas ou sistêmicas. A primeira explica o comportamento das partes das resultantes internacionais em nível nacional e subnacional, enquanto que a segunda separa as características destas partes por uma estrutura e unidades de interação. Segundo Waltz, não é possível compreender a política mundial somente observando os estados internamente, é preciso recuar para a esfera da descrição (WALTZ, 1979, p.94).
Devido ao número de variáveis a serem consideradas nas relações internacionais, surge a necessidade de uma sistematização da teoria que regularize o entendimento dos padrões de comportamento, mas estados e estadistas são passíveis de comportamentos indeterminados. Logo, por meio de uma estrutura é possível inferir as resultantes de padrões de comportamento.
Assim, a estrutura