Processamento De Imagem Digital
Processo Convencional de
Diagnóstico por Imagem
Etapas da Radiologia convencional
Prós e Contras da Radiologia
Convencional
Contras
Contras – tratamento de efluentes
Tratamento de efluentes
Repetição de Filmes
Panorama
• Os equipamentos de aquisição de imagem em sua maioria já produzem imagens em formato digital. - TC;
- RNM;
- CR;
- US;
- MN;
- PET.
Tomografia
Computadorizada
- TC
Ressonância
MagnéticaRNM
CR- Radiografia Computadorizada
UltrassonografiaUS
Medicina
Nuclear- MN
PET-CT
Tomografia por emissão de pósitron Processo Digital de Diagnóstico por Imagem
• Radiografia Computadorizada – CR (do inglês Computerized
Radiology) - Neste processo, utilizam-se os aparelhos de radiologia convencional (os mesmo utilizados para produzir filmes radiográficos), porém substituem-se os “cassete” com filmes radiológicos em seu interior por “chassis” com placas de fósforo.
Processamento do filme
CR x Convencional
Os sistemas de imagem radiográfica convencionais registram e mostram seus dados numa forma Analógica. Têm freqüentemente exigências de exposição muito rígidas devido à gama estreita de profundidade de brilho dos filmes e hipóteses muito reduzidas de processamento de imagem.
Os sistemas de radiografias digitais oferecem a possibilidade de obtenção de imagens com exigências de exposição muitas menos rigorosas do que os sistemas analógicos.
No sistema de aquisição convencional as imprecisões em termos de exposição provocam normalmente o aparecimento de radiografias demasiado escuras, demasiado claras ou com pouco contraste, são facilmente melhoradas com técnicas digitais de processamento e exibição de imagem.
Vantagens
•
As vantagens dos sistemas de radiografia digitais, que são também extensíveis às demais modalidades diagnósticas, podem ser divididas em quatro classes:
1º) Facilidade de exibição da imagem – Na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo, em vez do processo tradicional de