COMO FAZER UM PLANO DE NEGOCIO EFICIENTE
É provável que boa parte dos fracassos precoces nos negócios tivesse sido evitada se as mentes criativas por trás deles tivessem investido parte das energias para confeccionar um plano de negócios consistente, bom de verdade, e não apenas mais um business plan, o termo em inglês para esse tipo de projeto. Traçar um planejamento desses obriga à reflexão profunda. É preciso detalhar o mercado em que se irá atuar, levantar informações para identificar suas oportunidades e riscos, decidir a estrutura que a empresa terá, qual o perfil dos empregados e a estratégia de vendas. Ao olhar as idéias no papel, o futuro empreendedor pode ter uma noção realista das chances de materializá-las.
"Um plano de negócios bem-feito ajuda a antever os problemas, a evitar que eles aconteçam ou a chegar à conclusão de que não vale a pena se arriscar." É por causa disso que sem um plano de negócios impecável é praticamente impossível convencer um capitalista de risco ou um banco a emprestar dinheiro para pôr uma idéia em prática, por mais brilhante que ela possa parecer. Veja o que é preciso saber para montar um plano de negócios com essa força:
1 - Identificar uma necessidade
Só uma boa idéia não é suficiente para garantir o êxito do projeto. Um dos maiores mitos de quem quer seguir carreira solo é que basta uma boa idéia para abrir um negócio e ganhar um monte de dinheiro. Engano. Você não vai ser o primeiro nem o último a achar que a sua idéia é a melhor de todas, a mais inovadora, revolucionária e inédita. Idéias surgem aos montes todos os dias, mas boas oportunidades de negócios não. O importante é aproveitar uma idéia aparentemente sedutora e saber como colocá-la em prática. Há uma grande distância a ser percorrida entre imaginar um avião supersônico e fazê-lo decolar. "O que conta não é ser o primeiro a ter uma idéia, mas ser o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber