Plano de negócio
RESUMO
O planejamento de qualquer tipo de negócio antes mesmo de sua implantação deve sempre vir acompanhado de um plano de negócios. O Plano de negócios é um condutor eficiente, sempre que bem utilizado, para atingir o sucesso esperado. Suas etapas contemplam informações econômicas, estruturais, assim como também as relações comerciais envolvidas. As previsões são também fundamentais para poder alcançar de forma eficiente os objetivos, e este planejamento também precisa ser acompanhado periodicamente a fim de garantir a sustentabilidade do empreendimento.
Palavras-chave: Empreendedorismo, Plano de Negócio, Planejamento.
1 INTRODUÇÃO
Para alcançar o sucesso, o empreendimento precisa ser bem planejado, não vale à pena improvisar, seja pela descrença no plano de negócio ou pela desinformação na utilização desta ferramenta. O estudo do negócio antes mesmo de sua estruturação física, possibilita correr riscos calculados e mensurar as proporções do empreendimento.
Os propósitos principais do plano de negócio são realizar a previsão, a programação e a coordenação de uma seqüência lógica de eventos, através deste estudo e planejamento, se bem elaborados, conduzem ao objetivo que se pretende. Ele proporciona uma tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes da ação ser necessária.
2 A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE NEGÓCIO
O planejamento pode ser aplicado a qualquer tipo de atividade, e analisando questões como o planejamento físico, que inclui como, por exemplo, a localização do empreendimento, também o planejamento financeiro, orçamentário e entre outros. E o planejamento global, que engloba todos os tipos de planejamentos existentes, a fim de amarrar todos os planos internos ao esquema maior.
Ao se pensar em abrir um novo negócio, é muito importante realizar seu planejamento antes de colocá-lo em prática. Na verdade uma espécie de roteiro, um mapa detalhado, um projeto e um cronograma para guiá-lo nesta