O que devemos conhecer sobre monitores e scanners. suas principais características e funções.
Francisco Anderson
Igor Bezerra
Marília Gabriela
Sebastião Camelo
Sebastião Vidal Gomes
Rebeca Saldanha Castro
Resumo
Atualmente estamos em contato com diversos equipamentos de alta tecnologia com recursos dos quais nem imaginamos. Este artigo tem por objetivo esclarecer sobre as principais características dos monitores e dos scanners, desvendado o princípio básico do seu funcionamento, de forma simples, utilizando uma linguagem apropriada para qualquer principiante. Após a leitura deste artigo, você será capaz de entender o seu monitor e o seu scanner para também poder tomar uma decisão mais acertada caso queira comprar um novo.
1. Introdução
Os monitores evoluíram bastante nas últimas décadas. Os primeiros computadores utilizavam muitas páginas de impressão de dados como monitoramento, até que surgem os primeiros monitores verdes piscantes nos anos 70 baseados em texto. Atualmente estamos saindo de um tipo CRT, ou tubos de raios catódicos, para o tipo LCD com tela de cristal líquido, ocupando espaço cada vez menor e consumo baixíssimo de energia. Nos tópicos que seguem apresentaremos suas características e funcionalidades. O scanner possui funcionamento semelhante à de uma maquina fotocopiadora, já que o equipamento faz uma varredura ótica da imagem, porém a diferença básica é que em vez de gerar saída - a ação resulta em dados, onde o periférico envia a imagem para o computador em forma de bits, os quais estarão prontos a serem processados.
2. Tecnologia dos monitores
Atualmente a tecnologia dos monitores se define em quatro tipos básicos: os monitores CRT, LCD, PLASMA e OLED. O monitor CRT tem os mesmos princípios de funcionalidade das TVs desde os anos 30. O LCD surgiu no início dos anos 80, e vem esmagadoramente ganhando por completo a guerra de substituir o monitor CRT. Nos dias de hoje já não é mais comum venderem