Sistema educacional brasileiro
O presente trabalho de pesquisa visa apresentar os princípios e conceitos de cada teoria do currículo, além de analisar de que forma estas fundamentaram a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Ao identificar as abordagens e crenças que nortearam a construção do PCN, os professores poderão aplicar os conceitos e objetivos propostos de forma crítica na elaboração dos projetos educativos da escola, práticas pedagógicas, planejamento de aulas, análise e seleção de disciplinas. A metodologia a ser aplicada será uma pesquisa bibliográfica sobre as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas para apresentar os principais conceitos identificados, seguida de uma análise de conteúdo do PCN para o ensino fundamental I (ciclos 1 e 2).
Desenvolvimento
Iniciaremos pela apresentação de algumas definições de currículo encontradas em nossa pesquisa bibliográfica:
“(a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (c) as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processo de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização” (BRASIL, p18)
E que MOREIRA resume como as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos estudantes.
Além de entender o que é currículo, faz-se necessário entender quais foram as diferentes teorias que influenciaram o campo do currículo na construção do sistema educacional brasileiro. Para podermos, finalmente, analisar quais teorias que mais influenciaram a construção do PCN do ensino fundamental I.
Segundo vários autores, o currículo aparece pela primeira vez como um objeto específico de estudo e