teoria
3 MARKETING
O marketing vem com o intuito de diferenciar uma empresa das outras, entrando em prática quando o consumo diminuir e a produção aumentar. Geralmente tem o objetivo de, na maioria das vezes, incentivar o consumo, abaixando os preços ou gerenciando vantagens e divulgando através da propagando, sendo ela jornal, televisão, revista e etc. Com base em Cobra (1997, p.23) traz a seguinte definição para o marketing:
O processo na sociedade pelo qual a estrutura da demanda para os bens econômicos e serviços é antecipada ou abrangida e satisfeita através da concepção, promoção, troca e distribuição física de bens e serviços.
Kotler (1998, p.37):
O conceito de marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejo dos mercados-alvos.
Cobra (1997, p.27) acrescenta, ainda, outro conceito aceito entre os teóricos
O processo do planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocar que satisfaçam os objetivos de pessoas e da organização.
O marketing tem o objetivo de concepção, produção, fixação de preço, promoção e distribuição de produtos ou serviços com a intenção de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes.
No marketing, é importante que todos os setores ou departamentos de uma empresa tomem conhecimento sobre os clientes, suas preferências e, para que isso aconteça, foi descoberto três tipos de marketing: o de resposta, previsão, e de criação de necessidade. Kloter (1999, p.39), a este respeito, escreve que:
A maioria das empresas é dirigida pelo mercado o que já é um avanço do que ser dirigida pelo produto. Empresas dirigidas pelo mercado concentram-se na pesquisa dos clientes atuais para identificar seus problemas, colocar novas idéias e testar as melhorias proposta para o produto.