Síndromes Cerebelares
Disciplina: Anatomia do Sistema Nervoso
Nome: Lorena Ribeiro de Morais
RA: 93045
Síndromes Cerebelares
Introdução
O cerebelo é responsável principalmente pela coordenação das atividades motoras somáticas, sempre em nível inconsciente. Lesões em diferentes partes dele causam os mais diversos sintomas e síndromes relacionados com essa função. Nesse trabalho, serão discutidas brevemente as síndromes do arquicerebelo, do paleocerebelo e do neocerebelo, juntamente com alguns sintomas.
Síndrome do arquicerebelo
Seu principal sintoma é a perda de equilíbrio, ocorre principalmente devido a tumores do teto do IV ventrículo. Pode provocar também titubeação e ataxia do tronco. O paciente em pé perde o equilíbrio, porém deitado seus movimentos são praticamente normais.
Síndrome do paleocerebelo
Seus principais sintomas são ataxia dos membros inferiores, alteração do tônus muscular e perda de equilíbrio. É relacionada ao alcoolismo crônico e ocorre como consequência da degeneração do córtex do lobo anterior.
Síndrome do neocerebelo
Seu sintoma fundamental é a incoordenação motora ou ataxia. Vários sinais podem indicar essa síndrome, como a dismetria, assinergia, decomposição, diasdiadococinesia, entre outros que serão mais detalhados à frente.
Dismetria: Caracteriza-se como uma dificuldade ou incapacidade de posicionar os membros de forma correta a fim de executar um movimento voluntário. Ao tentar alcançar um alvo, por exemplo, o paciente com dismetria irá ou alcançar para além da posição do alvo, ou para aquém dela. Existem testes simples para se verificar a existência da dismetria em um paciente, como pedir que ele toque o próprio nariz com a ponta do dedo iniciando o movimento com o braço esticado, o paciente com dismetria não acertará o alvo.
Assinergia: Não há uma associação eficaz de movimentos complexos.
Decomposição: Os movimentos são realizados de forma não