Praticas no cotidiano da escola
2369 palavras
10 páginas
Praticas no cotidiano da escola Caracteriza teorias do conhecimento em sua relação com a dimensão político-pedagógica do cotidiano escolar, associando-as às versões discursivas apresentadas nas revistas pedagógicas mais presentes em escolas do ensino fundamental, assim como às narrativas produzidas por professores, pedagogos e direção da escola piloto da pesquisa. A descrição e análise das revistas pedagógicas e das práticas discursivas dos atores sociais, em confronto com as tendências teórico-filosóficas sobre o conhecimento, evidenciam o predomínio, em especial, do empirismo (escolanovista), do racionalismo (conteúdista) e do construtivismo em suas variadas versões. O estudo direciona o desenvolvimento da prática de pesquisa para o processo de formação continuada dos professores e a produção de textos debatidos coletivamente em confronto com a prática vivenciada no cotidiano escolar. Conclui que o diálogo sobre as bases teórico-epistemológicas em que se assentam as vivências do cotidiano escolar à luz das vivências dos atores que efetivam o “chão da escola” são produtivos. Ao ser oferecida a oportunidade de vivenciarem, pelo menos parcialmente e por meio do incentivo de uma pesquisa, a troca, o compartilhamento, o estudo, as tensões, as alegrias, os docentes o fizeram de modo a constituir-se, mesmo que momentaneamente, como uma comunidade compartilhada e plural.
Palavras-chave: Cotidiano escolar // pistemologia // Prática Docente // Formação Continuada // Ensino Fundamental
Luta dos negros pega educação de qualidade e pela permanencia na escola A superação das históricas desigualdades socioeducacionais no país requer um esforço gigantesco dos governos e da sociedade no desenvolvimento de ações concretas que ampliem as conquistas de cidadania.
O reconhecimento político da educação como instância que contribui para a afirmação da cidadania constitui um impulso relevante para reforçar e ampliar as ações desenvolvidas pelos setores