Práticas no cotidiano da escola
Práticas no cotidiano da escola
“No Brasil, há uma multiplicidade cultural formada por várias etnias e raças. A formação da identidade nacional tem origens africana, européia e indígena, o que resulta numa gama de cores e complexidade”.
Nomes: Rafaela Neres, Gabriela Oliveira, Hugo Moraes, Diogo Lima, Júlia Eduarda e Maria do Carmo.
Série/Turma: “1° V O”
Professora: Ioneide
Projeto Interdisciplinar (P.I) Desenvolvimento (pesquisa)
1. A escola está conseguindo assegurar o que está previsto na legislação, garantindo tratamento igual a todos? Escreva e comente sua resposta.
Relativamente, sim. Já que, perante a lei, somos todos iguais uns aos outros. Mas nem sempre isto é posto em prática, levando em conta as agressões verbais e físicas nas escolas, a deficiência de algumas para acolhimento de alunos com necessidades especiais, e até mesmo, aqueles alunos que não aceitam tais, pessoas de etnia e religião diferente, ente outros, julgando-os como “diferentes”.
2. Faça um breve histórico da luta dos negros pelo acesso a educação e pela permanência na escola.
“A educação tem merecido atenção especial das entidades negras ao longo da sua trajetória. Ela é compreendida pelo movimento negro como um direito conquistado por aqueles que lutam pela democracia, como uma possibilidade a mais de inclusão social”. Tal luta, se deu início logo após o período da abolição.
3. Busque informações a respeito da educação escolar indígena brasileira.
Na última década, houve avanços significativos na política para a educação indígena. A começar pelo reconhecimento à escola como um direito e não mais um serviço de assistência. Hoje, todos os indígenas brasileiros estão em escola. São 2.836 escolas e 200 mil estudantes da educação básica. Falta ainda melhorar a infra-estrutura de escolas e continuar o processo de formação