.4 A prática do projeto político pedagógico no cotidiano da escola
Ao observar o Projeto Político Pedagógico em ação podemos estabelecer uma relação entre um documento norteador da prática educativa e sua real funcionalidade e execução dentro do estabelecimento escolar.
Dentro do campo estágio foi possível concluir que a equipe pedagógica do CMEI “Lar de Fátima”conhece e respeita as diferentes etapas de desenvolvimento humano, entendem este período do desenvolvimento como uma etapa de vida que tem necessidades específicas ,além de considerar as características individuais de cada criança.A escola procura manter um trabalho de parceria com a comunidade interna e externa, o que evidencia uma gestão democrática e pautada em valores educativos sólidos, desenvolvendo projetos e ações que favorecem a construção da cidadania, como palestras e projetos de saúde preventiva, vacinação e ainda projetos sociais e culturais como a capoeira ,são projetos que privilegiam tanto a comunidade interna como externa.
A instituição planeja o seu espaço de modo que as crianças possam circular com independência e segurança respeitando os limites estabelecidos. O comportamento das crianças nas atividades livres, no recreio, na entrada, na saída, as expressões, as brincadeiras, os jogos, reproduzem bons exemplos e respeito.
Em situações de conflito ou em que as regras estabelecidas não são respeitadas a professora recorre ao cantinho do pensamento sempre conversando e olhando nos olhos do aluno.Os outros alunos encaram essa atitude com naturalidade já que as regras são claras e a ordem e organização fazem parte do cotidiano.
Os Planejamentos são feitos de forma coletiva orientados pela supervisora , os conteúdos são trabalhados de forma interdisciplinar e as vezes fragmentado.A escola oportuniza espaço e tempo para realização do planejamento entre os professores.
O currículo escolar também é um instrumento muito importante, pois norteia todo o trabalho desenvolvido na