Cultura de massa e escola: análise da influência da mídia no cotidiano das práticas escolares
CULTURA DE MASSA E ESCOLA: ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS ESCOLARES
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa
Adélia Valeska de Castro
David Lopes
Andréia Cristhina Rufino Assumpção
Lisandra Pgg Gomes
Selma de Fátima Bonifácio
UFPR
Resumo: Este artigo faz uma análise da influência da cultura de massa no cotidiano escolar através de atividades propostas nos diferentes níveis de escolarização: educação infantil, ensino fundamental e médio. A partir de práticas cotidianas como a sala de aula das classes de educação infantil, a dança, a leitura de histórias em quadrinhos e o uso da Internet procurou-se demonstrar as principais características da presença desta cultura na escola e o sentido social que ela dá ao processo de ensino aprendizagem. Concluiu-se que, apesar de seus produtos estarem cada vez mais presentes na escola, sua inserção ocorre sem um projeto teórico metodológico que o fundamente e é, na maioria dos casos, resultado do interesse e iniciativa isolada de alguns de seus professores.
Palavras-chave: Cultura de Massa e Escola, Comunicação-educação, Escola e Mídia.
Cada vez mais caracterizada e por que não dizer, determinada, pela forte presença dos meios de comunicação e pelas inovações tecnológicas, a sociedade do século XXI tem na cultura de massa sua mais forte mediação na produção de sentidos sociais. É a partir dos produtos da indústria cultural que os indivíduos se reconhecem e se sentem integrantes dos mais variados grupos, participam – ainda que na maioria dos casos virtualmente – das instâncias democráticas, se relacionam uns com os outros, aprendem e se deparam com o conhecimento.
Como não poderia deixar de ser, essa onipresença dos meios na escola, na sala de aula, nas expressões de seus alunos e professores produz novos significados sociais, em sua maior parte ainda desconhecidos pela Ciência da Educação e também
2
da Comunicação. Como afirma