Praticas negociais
Etapa 2- Pesquisar sobre o tema Negociação, para conhecer a conceituação e a visão de outros autores. Procurar no mínimo dois autores diferentes. “O conceito de negociação segundo ACUFF, diz: A negociação é o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidade”. As negociações estão em constante mudanças, os ideais de hoje não serão os mesmos de amanhã, é necessário desenvolver-se, buscando antecipar as mudanças e saber administrá-las. Na definição de negociação a amplitude de possibilidades que o termo envolve, ou seja, toda negociação envolve a relação humana e, de certo modo, uma negociação, envolve compromissos e são estabelecidas condições.
Negociar sempre fez parte do dia a dia dos seres humanos, desde os tempos remotos. Saber negociar neste mundo globalizado é primordial, assim como conhecer os estilos dos negociadores.
Segundo alguns autores, foram separados 4 grupos de estilos de negociadores, sendo que, todos tem algo em comum, mudando apenas a nomenclatura, de acordo com cada teórico, são eles: Jung, Bergamini, Matos, Márcio Miranda, Junqueira e Gottschalk. Agora veremos os grupos segundo os mesmos:
Restritivo (Jung), Toma e Controla (Bergamini), Diretivo (Márcio Miranda), Controlador (Junqueira) e Duro (Gottschalk): Também designado por dirigente, diretivo e realizador. Geralmente são pessoas decididas, eficientes, responsáveis, rápidas e objetivas, que assumem riscos calculados. Negociadores com esse estilo são orientados para metas, não gostam que tirem proveito dele, nem gostam de perder tempo.
Confrontador (Jung), Dá e Apóia (Bergamini), Racional (Matos), Sociável (Márcio Miranda), Catalisador (Junqueira) e Negociador (Gottschalk): Também designado por dirigente, diretivo e realizador. Geralmente são pessoas decididas, eficientes, responsáveis, rápidas e objetivas, que assumem riscos calculados. Para esses negociadores a imagem pública é muito