Etica e Moral
Os dilemas éticos presentes nos contextos empresariais são vistos como objeto de estudo provocativo e desafiador para os pesquisadores, especialmente numa área como a administração, historicamente acusada de comportamentos pouco éticos, guiados, exclusivamente, pela racionalidade instrumental (SOLOMON, 1991). No entanto, apesar do reconhecimento da relevância da negociação como área rica em dilemas éticos, poucos têm sido os estudos que procuram compreender como o sistema de valores e a ideologia ética de um negociador influenciam o seu julgamento ético de práticas negociais eticamente ambíguas. Nesse sentido, vários modelos estruturais são testados para investigar o papel da filosofia moral individual como, mediadora da relação entre o sistema de valores e o julgamento moral de táticas negociais, eticamente ambíguas.
Ética e Negociação
As reflexões teóricas e as pesquisas empíricas apresentadas por esse campo de estudos são tanto diversas, quanto, por vezes, contraditórias entre si. É por essa razão que algumas práticas de engano e mentira em negociação, apesar de eticamente condenáveis, são não só aceites como, por vezes, apreciadas no contexto das negociações empresariais e legais (PEPPETT, 2002). No entanto, apesar de vários autores reconhecerem que mentira e engano são práticas comuns e eficazes (CARSON 1993; DEES; CRAMTON, 1991; STRUDLER, 1995), não significa que esses comportamentos característicos de uma negociação sejam considerados eticamente aceitáveis pela maioria das escolas de pensamento ético.
MODELO DE CONDICIONANTES DO
JULGAMENTO MORAL
Considerando o objetivo deste estudo, propõe-se um modelo que destaca o papel do sistema de valores e da ideologia ética como, condicionantes do julgamentomoral de táticas negociais, eticamente ambíguas. Nesse sentido, apresentam-se as principais teorias que permitem sustentar as hipóteses de pesquisa.
VALORES HUMANOS
Os valores humanos são fundamentais na organização dos sistemas de