Ética, norma moral e norma jurídica
A ética na vida do ser humano é um princípio fundamental para a vida em sociedade, pois é através dela que se baseia o conceito de certo ou errado na vida do indivíduo ajudando a fundamentar o seu caráter. É um conjunto de valores morais e princípios. É na ética que nos baseamos para seguir de fato as “regras impostas” para uma vida moralmente correta.
A Norma moral, já varia de indivíduo para indivíduo. São vários os fatores que vão determinar a moral daquele cidadão. Como por exemplo, a sua criação, a cultura, religião, o ambiente em que vive e etc. Tudo isso irá contribuir para que esta pessoa determine o que é moralmente correto para ela ou não. O que é moral para uma pessoa pode não ser necessariamente para outra. A violação de certas Normas morais é “moralmente” errada, mas não nos geram punições legais como, por exemplo, ser infiel, furar fila de banco, ofender alguém ao volante, etc. As pessoas sabem o que não deveria ser feito e o fazem. Na Norma moral o cidadão pode não cumpri-las se não quiser.
Independente do que julgamos ético e moral, temos um conjunto de regras e normas que devem ser seguidas e obedecidas, sendo elas cabíveis de sanções e punições caso não sejam cumpridas. A esta chamamos de Norma política, ou mais comumente chamamos de Norma jurídica. É ela quem garante a justiça e o bem-comum, e quem determina um padrão de conduta social.
Podemos afirmar então, que Norma jurídica e Norma moral seguem conceitos diferentes, mas ambas tem a mesma base, a