Praticas de rh
4.1 Objetivo da avaliação
A etapa final do processo de treinamento é a avaliação dos resultados obtidos. Um dos problemas mais sérios relacionados com qualquer programa de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência.
“Qualquer tentativa no sentido de obter informações sobre os efeitos de um programa de treinamento e para determinar o valor do treinamento à luz dessas informações”.
Antônio Carlos Gil
A avaliação deve considerar dois aspectos importantes:
1 – Determinar até que ponto o treinamento realmente produziu as modificações desejadas no comportamento dos empregados;
2 – Verificar se os resultados do treinamento apresentam relação com a consecução das metas da empresa.
Além dessas duas questões básicas, será necessário determinar se as técnicas de treinamento empregadas são mais efetivas que outras que podiam ser consideradas. O treinamento poderá ser também comparado com outras abordagens para desenvolver os recursos humanos, tais como o aprimoramento das técnicas de seleção ou reestudo das operações de produção, por exemplo.
Donald Kirkpatrick em 1975 criou uma metodologia onde a avaliação do treinamento pode ser feita através de quatro tipos:
• Avaliação de Reação: satisfação do treinamento.
• Avaliação de Aprendizagem: retenção do conteúdo.
• Mudança de Comportamento: aplicação do novo conhecimento.
• Resultados do treinamento: Impacto gerado na organização.
4.2 Avaliação de Reação
Cem por cento dos programas de treinamento são ou deveriam ser avaliados nesse nível. Há de ter um registro do treinamento ministrado. Um relatório do instrutor completando as observações dos participantes reportadas no questionário de satisfação pode ser útil.
Milioni (2004) foi quem primeiro chamou a atenção da autora deste capitulo para o fato de que muitas vezes se colocam nesse mesmo questionário valores como a atuação do instrutor e a qualidade do coffee break. Se pensarmos que em uma