Cattel
O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a história de vida de Raymond Bernard Cattell, sintetizar sua teoria sobre a Estrutura de Traços e finalizar com as impressões do grupo. Para isso, foi utilizado o livro “Teorias da Personalidade”, de Lindzey & Campbell Hall.
O tema estudado justifica-se pela importância da abordagem da teoria para desenvolvimento de outras teorias, para aquisição de conhecimento e a tentativa de compreender a Teoria da Estrutura de Traços apresentada por Cattell. Além do mais, a teoria de Cattell é de longe, a teoria da personalidade mais elaborada, que está baseada na análise fatorial. (HALL, p. 254)
A discussão do trabalho inicia-se com a apresentação da biografia de Cattell, abordando suas principais obras e marcos importantes no tratamento sistemático à personalidade. Em seguida, descreve-se o conceito de personalidade de acordo com Cattell e ideias da análise fatorial, seguindo para uma breve síntese sobre a Estrutura de Traços. Como ponto final, aborda-se as reflexões do grupo, acerca do que foi discutido.
BIOGRAFIA DE CATTELL
Raymond Bernard Cattell nasceu em Staffordshire, Inglaterra em 1905, e sua formação foi toda na Inglaterra. Foi palestrante na Universidade do Sudoeste, Exeter, Inglaterra, em 1928 a 1931, e diretor da Clinica Psicológica, Inglaterra, de 1932 a 1937 (HALL, 2000).
Cattell contribuiu para as pesquisas da personalidade e trabalhou como pesquisador associado na Universidade de Columbia, durante o período de 1937 a 1938, e depois foi professor de Psicologia na Universidade de Clark, até ir em 1941 como palestrante para Harvard. Segundo Hall (2000), em 1944 aceitou uma posição na Universidade de Illinois, e permaneceu até sua aposentadoria, como professor de pesquisa em Psicologia e diretor. Em 1953, Cattell recebeu um premio por seu trabalho como pesquisador. Em 1973 tornou-se professor visitante na Universidade do Havai e atualmente ele é professor de Psicologia no Instituto de Psicologia