Pratica reaçoes quimicas
Quando se fala de reações químicas subentende-se a formação e o rompimento de ligações químicas, as reações geométricas dos átomos nos produtos são diferentes do aqueles que existem nos reagentes, pois os elementos passam por uma fusão a reação também pode ser chamado de mecanismo de reação. Uma reação química pode ocorrer numa única fase chamada reação elementar, ou em uma sequência de etapas. Reações em solução aquosa são importantes não apenas porque fornecem um meio de obter produtos úteis, mas também porque esses tipos de reações ocorrem na terra, nas plantas e nos animais. Portanto, é útil procurarmos por padrões comuns de reação para ver quais poderia ser a sua “força motriz”. As experiências realizadas no laboratório tiveram como objetivo a observação de reatividade dos metais com a solução de ácido clorídrico.
MATERIAL E REAGENTE
1. Amostra dos seguintes metais:
2. Cobre (Cu)
3. Estanho (Sn)
4. Ferro (Fe)
5. Magnésio (Mg)
6. Lâmina de Mg
Procedimento Experimental
Reação ente Cobre (Cu) e Ácido clorídrico (HCl)
1. Colocou-se o Becker na bancada.
2. Colocou-se o Cu na .
3. Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O cobre ao ser colocado em contato com o ácido não se dissolveu completamente, mas ocorreu uma liberação de gás de modo lento, perdendo um pouco da sua coloração, surgindo uma cor amarelada devido a formação do íon complexo CuCl42- resultante da reação. Temos a seguinte Equação química: Cu+HClnão reagiu
Reação entre Estanho (Sn) e Ácido clorídrico (HCl)
1. Colocou-se o Becker na bancada.
2. Colocou-se o Sn no Becker.
3. Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O estanho a ser colocado em contato com o ácido não se dissolveu rapidamente, levou alguns minutos para ocorrer o aparecimento de pequenas bolhas de hidrogênio que surgiam de modo lento. Temos a seguinte Equação química: 4HCl + SnSnCl4+2H2.
Reação entre Ferro (Fe) e Ácido clorídrico (HCl)
1. Colocou-se o Becker na bancada.
2. Colocou-se o Fe no Becker.
3. Adicionou-se HCl à 6mol/L.
O ferro ao ser colocado