Prática de reações químicas
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na Inter conversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
Reação endotérmica e exotérmica
Uma reação endotérmica é uma reação química cuja energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Um exemplo do cotidiano é a decomposição da bauxita, para obtenção de alumínio, processo que exige grande quantidade de energia. Para estudantes e leigos nesta área, processos endotérmicos são aqueles que, para sofrerem ou não algum tipo de reação ou transformação necessitam ganhar energia...Quando há separação de um composto, energia deve ser fornecida a ele, sendo portanto uma reação endotérmica.
Uma reação exotérmica é uma reação química cujo a energia é transferida de um meio interior ao meio exterior, assim esquentando o ambiente .Um exemplo disso é a reação de queima de produtos inflamáveis, como alcool ou a gasolina, que produzem muita energia não contida em seu meio.Reação exotérmica: reação química que libera calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos menor que a energia inicial dos reagentes. Disso se conclui que a variação de energia é negativa.Reação Endotérmica: reação química que absorve calor, sendo, portanto, a energia final dos produtos maior que a energia inicial dos reagentes. Desta forma a variação de energia é positiva. Um exemplo de reação endotérmica é a decomposição da bauxita,para obter o alumínio.
Prática 1
Na primeira prática fizemos uma reação com hidróxido de amônio (de fórmula química