praticas sobre reações químicas
6.1 Introdução Os fenômenos químicos ou transformações químicas são também chamados de reações químicas.
Numa reação química ou transformação química uma ou mais substâncias (os reagentes) são transformados em uma ou mais diferentes substâncias (os produtos), com diferentes propriedades físicas tais como cor, ponto de fusão e solubilidade.
Quando uma vela acesa é posta em contato com um balão cheio de gás hidrogênio
A explosão de uma mistura de hidrogênio/oxigênio o calor da chama fará o balão romper e o hidrogênio irá se misturar com o oxigênio do ar atmosférico provocando uma explosão e formando água.
Numa reação química, no nível molecular, ocorre a produção de um novo arranjo de átomos (nova substância), sem ganho ou perda no número de átomos de cada espécie envolvida no fenômeno. As moléculas presentes depois da reação (produtos) são diferentes daquelas presentes antes da reação.
No exemplo citado moléculas de hidrogênio e de oxigênio reagem para formar moléculas de água.
Esta apresentação simbólica da transformação química é denominada equação química. Os símbolos usados numa equação química são representados na tabela 6.1
Símbolos de uma Reação Química
Símbolo
Significado
Produz
+
Reage com
Δ
Calor s Sólido g Gasoso l Líquido aq. Solução aquosa
Como não há nem criação nem destruição de átomos, uma equação química deve ter o mesmo número de átomos de cada elemento nos dois membros. Quando esta igualdade existe, a equação está equilibrada.
Para escrevermos a equação química de uma reação temos que determinar, pela experiência, quais os reagentes e os produtos. Com as fórmulas químicas dos reagentes e produtos, podemos escrever a equação química não equilibrada. Depois, equilibramos a equação pela introdução de coeficientes que proporcionam a igualdade dos números de cada átomo em cada membro da equação.
Exemplos:
a) CH4(g) + O2(g)