Andebol
Índice
Resumo
O Andebol é um desporto coletivo praticado por duas equipas, que são compostas por sete elementos cada (um guarda-redes e seis jogadores de campo), em jogo, mais sete suplentes.
O jogo realiza-se num campo retangular (cuja dimensão é de 40x20 metros), limitado por duas linhas laterais e duas linhas finais. Sobre cada uma das linhas de fundo, ao meio, estão colocadas as balizas.
O tempo de jogo é disputado em dois meios tempos, com uma duração variável, consoante o escalão etário, com um intervalo de dez minutos. O objetivo do jogo é fazer com que bola entre na baliza adversária e impedir que entre na própria baliza. Quem marcar mais golos ganha o encontro, podendo registar-se um empate no final do jogo.
Introdução
O andebol é um desporto coletivo no qual o objetivo é marcar golo. Este permite algum contacto físico mas, no entanto, são proibidos toques na cara, pescoço ou em partes que possam comprometer a integridade física do adversário. Só se pode dar 3 passos com a bola na mão e tem de se driblar para puder continuar a progredir no campo. Também não se pode violar as áreas.
O andebol, como o próprio nome indica, é jogado apenas com as mãos. A movimentação em campo tem características semelhantes às do basquetebol (passe, receção e remate). A receção da bola é importante e utiliza-se o drible para prosseguir no terreno. O campo é retangular e possui duas balizas nas linhas de fundo. A área de seis metros situada em frente à baliza não pode ser pisada por qualquer jogador, com exceção do guarda-redes. O jogo tem a duração de 60 minutos. A bola deve ter entre 54 e 60 cm de perímetro, e pesar entre 325 e 475 g.
O andebol é uma modalidade desportiva criada pelo alemão Karl Schelenz, em 1919 — embora se baseasse em outros desportos praticados desde fins do século XIX, na Europa setentrional e no Uruguai. O jogo inicialmente era praticado na