Reações químicas
Engenharia Química
Prof. Luis Carlos Scalon Cunha – Turma 22P
Arthur Oliveira Borges R.A 5123855
Leandro Valdemar Rios R.A 5124106
Mahyara Medeiros Costa R.A 5123791
Pâmela Priscila de Paula R.A 5120857
Thiago Augusto Silva R.A 5122669
PRÁTICA 7:
REAÇÕES QUÍMICAS
Uberaba – MG
Abril/ 2013
Descobrindo as reações químicas
1) RESUMO
O estudo da matéria é um assunto a ser estudado gradativamente. Desde a análise do átomo até as evidenciações de reação química, a matéria se torna um mistério possível de se desvendar e de grande valia para futuras aplicações em indústrias.
A prática laboratorial analisa desta vez, as evidenciações químicas presentes nas misturas de soluções e sólidos. Para isso foi preciso a comprovação teórica sobre o conceito de reação química, como representá-la e suas classificações.
2) INTRODUÇÃO
Pesquisas, anteriormente realizadas, comprovam que a matéria se transforma. A transformação pode ocorrer sem a mudança das propriedades dessa (fenômeno físico) ou mesmo com a alteração de suas propriedades (fenômeno químico). Quando se trata do fenômeno químico há a transformação e criação de novas substâncias, chamadas de reações químicas, por exemplo: papel queimado, já que o mesmo é feito de celulose, e quando há a combustão, há a formação de fumaça (que possui água e gás carbônico em sua composição).
As reações químicas são caracterizadas principalmente por alterações de propriedades que podem ser visualmente observadas pelo ser humano, tais como:
Mudança na coloração;
Liberação de gás;
Precipitação;
Liberação de luz e calor, entre outros.
Tais reações podem ser representadas por meio das equações químicas, as quais há interação dos reagentes (responsáveis pela reação) dando origem ao produto (resultado da reação). Uma notação importante, é que todas as equações químicas devem ser devidamente balanceadas, ou seja, o número total de átomos