citação e intimação
Este artigo cientifico tem como objetivo apresentar uma breve reflexão sobre a violência contra os idosos, um fenômeno existente dentro do atual processo de envelhecimento populacional mundial, que varia de acordo com o estágio de desenvolvimento economico de cada país . Problema que é pouco considerada pela sociedade em geral, e que é uma violência muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes silênciosa, podendo ser ela fisica, psicologica ou moral. Antes de entrar no tema em si, o artigo apresenta uma breve explicação do que é violência incluindo fatores históricos.
1.0 VIOLÊNCIA
"A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare)."
É uma palavra com seu significado muito amplo, mas basicamente a violência é a invasão a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro, causando a ela, ao ser vivo ou ao objeto um dano. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. A violência se manifesta por meio da tirania, opressão e do abuso de força, fazendo com que ocorra constrangimento exercicido sobre alguma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer qualquer ato. Ela é um fenômeno histórico na constítuição da sociedade brasilira. A escravidão (com os índios e com os africanos), a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias antes e depois da independência, somadas a um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático, contriuíram enormemente para o aumento da violência que tem o Brasil. Mesmo em pleno século 21 o poder público no Brasil, tem se mostrado incapaz de enfretar esta calamidade social, que são associadas em parte com problemas sociais como o miséria, fome, desemprego. Mas é importante frizar que nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições economicas. Sem contar que um Estado