COBRE
Centro de Ciências Exatas Tecnologia e da Natureza
Curso de Química Industrial e Biomedicina (CCS)
Pamela de Oliveira Mello, 091107006
Vanessa Alves, 112137003
Jonathan Pereira, 112137001
Decio Gomes, 112137007
Reações Químicas e Cobre Metálico
Vassouras
2012
Resumo
Uma reação química é um processo que sempre leva a uma transformação das substancias químicas. As substancias envolvidas no inicio da reação são chamadas de reagentes. As substancias obtidas após a reação são os produtos. As reações químicas são normalmente caracterizadas por uma modificação química e fornecem um ou mais produtos diferentes dos reagentes. E o cobre por ser um elemento químico, é capaz de sofrer um ciclo de reações químicas ate obtenção novamente de cobre metálico.
Introdução
Todo fenômeno químico é uma reação química, onde a estrutura de cada átomo enquanto elemento químico permanece inalterado, ou seja, não se transformam em outros átomos. Também não há perda dos átomos que iniciaram a reação, nem criação de átomos novos. A transformação ocorre apenas ao nível de substância, isto é, os átomos das substâncias reagentes se reagrupam de uma nova maneira e assim formam as substâncias do produto. Os átomos de cada elemento, que aparecem no reagente, são os mesmos que aparecem no produto: somente a combinação entre eles foi modificada. Classicamente, as reações químicas envolvam mudanças no tocante do movimento dos elétrons, a formação ou a quebra das ligações químicas, apesar de que o conceito geral de uma reação química, em particular a noção de equação química, seja também aplicável às transformações elementares das partículas e as reações nucleares. Diversas reações químicas são juntadas na síntese química para obter o produto desejado.
Contudo para deduzir se houve reação química, precisa-se observar certos fenômenos ao colocar-se em contato duas ou mais substâncias. Quando há diferenças