trabalho de sistemas distribuidos
2- Defeito: se um sistema não pode cumprir suas promessas, apresenta defeito. Exemplo: não consegue garantir as consistências prometidas.
Erro: parte do estado de um sistema que pode levar a uma falha exemplo: pacotes danificados
Falhas: é a causa de um erro
3-Transientes: ocorrem uma vez e desaparecem. Ex: um p´assaro passando em frente a um transmissor de micro-ondas; Intermitentes: ocorrem, desaparecem e reaparecem. Ex: conector mal conectado; Permanentes: ocorrem continuamente at´e que o componente defeituoso seja reparado. Ex: bugs de software.
4-significa que existe uma copia idêntica da base sendo replicada em tempo real ou com um retardo aceitável.
5- A redundância mais utilizada é a redundância física, que adiciona equipamentos ou processos extras para possibilitar tolerância a perda ou mal funcionamento de alguns componentes.
6- A criptografia é a técnica em que a informação transmitida pode ser transformada da sua forma original para outra impossível de ser identificada; a intenção é que apenas o destinatário certo e com a chave específica possa ter acesso àquela informação.
7-Confidencialidade – A informação somente pode ser acessada por pessoas explicitamente autorizadas; É a proteção de sistemas de informação para impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso ao mesmo. O aspecto mais importante deste item é garantir a identificação e autenticação das partes envolvidas.
Autenticidade – Garante que a informação ou o usuário da mesma é autêntico; Atesta com exatidão, a origem do dado ou informação; Integridade – A informação deve ser retornada em sua forma original no momento em que foi armazenada; É a proteção dos dados ou informações contra modificações intencionais ou acidentais não-autorizadas.
8- Firewall é uma barreira de proteção que impede comunicações não autorizadas entre