Pratica nº 1 - reações químicas
Reações químicas consistem na alteração química de um ou mais reagentes na qual se convertem em um ou mais produtos.
No entanto algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstâncias, como fornecimento de calor, presença de luz ou eletricidade e são acompanhadas de indicações externas como , mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz, consequente das mudanças na interação entre os átomos ou íons e na geometria da moléculas. Ao leva-se em consideração a forma no qual os átomos se organizam, as reações químicas podem ser classificadas em vários tipos, como: Síntese ou combinação direta: Onde duas ou mais substâncias se combinam diretamente para formar um novo composto químico.
A + B C
Exemplo: C + O2 CO2 SO3 + H2O H2SO4
Deslocamento ou simples troca:
Onde um composto químico troca seu radical para formar um novo composto, na qual, a reação só ocorre se a substância simples reagente for mais eletropositiva que o cátion ou mais eletronegativa que o ânion da substância composta. A + BC --> AC + B
Exemplo: H2SO4 + Zn ZnSO4 + H2
Dupla troca:
Onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formar dois novos compostos, na qual a reação só ocorre se um dos produtos for menos solúvel que os reagentes, mais fraco ou menos ionizado ou mais volátil que os reagentes.
AB + CD AD + CB
Exemplo: H2SO4(aq) + Ba(OH)2(aq) 2H2O(l) + BaSO4(s)
Reação de análise ou decomposição:
Onde uma única substancia gera dois ou mais produtos.
A B + C
Exemplo: 2NaN3(s) 2N2(g) + 2Na(s) Reação de precipitação:
São reações em que a combinação de íons positivos com íons negativos, formando um material sólido insolúvel no meio liquido ou aquoso.
Reação de Óxido-redução:
Onde ocorre uma variação no número de oxidação de alguns elementos que compõe os reagentes e produtos.
Exemplo: Zn0 + Cu2+ Zn2+ + Cu0
OBJETIVOS
A aula prática nº 01 tem como objetivo familiarizar os alunos com alguns