pratica de atividades fisicas
Embora os benefícios psicofísicos de um programa regular de exercícios físicos já estejam quase que totalmente divulgados e muitas vezes entendidos pelas pessoas. O primeiro passo é avaliar se temos claro em nossa mente o quanto nós necessitamos de exercícios para termos saúde.
Ao considerar a motivação como energia pessoal que dá início, sustenta e integra o comportamento do ser humano, fica fácil entender que é a motivação que nos impulsiona em direção aos nossos objetivos, e em consequência, se não há motivação, não há como iniciar algum desafio.
Para que a motivação para a prática de exercícios físicos seja despertada, necessário se faz mobilizar as necessidades da pessoa. Admitimos que necessidades sejam tudo aquilo que é importante para alguém. Em seguida (e isso pode levar algum tempo), o interesse da pessoa por exercitar-se irá surgir espontaneamente. Isso porque interesse é uma relação de conveniência estabelecida entre o objeto (ou fenômeno) capaz de satisfazer uma necessidade e a pessoa que busca determinada satisfação.
Elementos de uma boa saúde psicofísica
10 razões para fazer uma atívidade física
Assim sendo, quando alguém descobre que uma boa saúde psicofísica é traduzida como:
1ª) Tendência de inoculação de vários tipos de doenças orgânicas (pressão alta, diabetes e outras);
2ª) Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;
3ª) Melhor força muscular;
4ª) Estética corporal “atlética”;
5ª) Regulação do sono;
6ª) Recuperação mais rápida dos esforços rotineiros;
7ª) autoimagem positiva;
8ª) Maior autoconfiança; otimismo frente os desafios;
9ª) Regulação do humor,
10ª) Sentimento frequente de recompensa, e muitos outros que poderiam esgotar esse texto.
Com esses elementos a pessoa tende a avaliar um programa de exercícios físicos como o “objeto” que irá satisfazer sua (s) necessidade (s). Com isso, terá