a prática de atividades físicas
Ter uma alimentação equilibrada junto à prática de exercícios traz bons resultados para melhorar o desempenho do atleta ou entrar em forma, além de equilibrar as necessidades energéticas do indivíduo, oferecer os nutrientes básicos e importantes a cada modalidade esportiva, permitir uma recuperação mais rápida e adequada, evitar situações desagradáveis como perda de massa magra, hipoglicemia e câimbras.
Antes de qualquer atividade física temos de nos alimentar, pois ao praticá-los liberamos energia. Se não ingerirmos carboidrato e proteínas, nosso corpo não terá energia necessária, logo retirará a energia que falta dos músculos, fazendo com que percamos musculatura, além de poder causar tonturas e desmaios.
Cerca de 30 minutos antes temos de comer coisas leves que contenham carboidratos, tais como sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, iogurte com cereais, banana com aveia, um copo de suco de fruta, torradas, biscoitos integrais, uma fruta e barrinha de cereal. E após 30 minutos do término da atividade devemos nos alimentar com carboidratos (pães e arroz) e proteínas (leite, frango e ovos) para repor as energias gastas.
Importância da família[editar | editar código-fonte]
As práticas alimentares praticadas inadequadas são reflexos aprendidos na família. O mau hábito alimentar deve ser trabalhado desde cedo, pois é nessa fase que se aprende a ingerir e a gostar de determinados alimentos, é onde as preferências alimentares são improuzidas, Por dentro tornar-se permanentes até a fase idosa.
Se os pais são obesos, podem influenciar no peso corporal dos filhos, não apenas por razões genéticas, mas, sim, pelos hábitos inadequados em relação à dieta e atividades físicas. Logo, o comportamento da família pode mudar os hábitos dos filhos. Mas com algumas melhoras podemos evitar algumas complicações futuras, tal como o excesso de peso, além de melhorar a qualidade de vida do mesmo.