Toda organização possui sua engrenagem para o funcionamento
O filme se passa na cidade fictícia de “Monstropólis”, onde todos são monstros. Grande parte das cenas são retratadas na fábrica de energia da cidade, a Monstros S/A, que é gerenciada pelo Henry. J. P. Watternoose. Essa fábrica é a responsável pela geração de energia de toda a cidade, ela possui um método de captar energia por meio de sustos em crianças, os responsáveis por essa tarefa são monstros especializados e assustar crianças. Sulley é considerado o maior assustador de crianças de toda a fábrica e Mike é seu assistente.
A estrutura da Monstros S/A é semelhante a de qualquer uma fábrica que se conhece no mundo real, pois possui uma organização, um objetivo, possui demanda à suprir e uma administração efetiva.
Em “Monstropólis” existe uma há uma crença de que crianças e qualquer objeto pertencentes ao mundo delas são altamente perigosos, em virtude disso há uma preocupação por parte dos monstros assustadores em não ter contato algum com crianças ou objeto no ato de assustar. Existe a CDA (Agência Detectora de Crianças), uma espécie de polícia que monitora toda Monstrópolis, principalmente a fábrica Monstros S/A, que intervém imediatamente quando há algum problema relacionado à crianças.
No decorrer do filme Sulley disputa o primeiro lugar de assustador número 1 com