Reflexão sobre o filme A ONDA
Até que ponto nos deixamos manipular ?
O final chocante do filme nos faz refletir até que ponto a nossa mente se deixa manipular perante qualquer situação, desde as pequenas, até as grandes, como acontece no filme. No dia-a-dia pude observar algumas coisas que simplesmente acreditamos, mas se pararmos para pensar, deveriam ser questionadas. Vivemos em uma sociedade onde todos querem expor sua opinião, e os que não tem opinião, acabam tomando as verdades das outras pessoas, como a sua. E nisso é que vira uma situação descontrolada. Um exemplo é o que vivemos no nosso país, onde pessoas nem se quer sabem pelo que querem lutar e acabam simplesmente indo pelas idéias dos outros ou da mídia manipuladora.
Com base no que foi estudado no texto “para que filosofia”, explique em que sentido a filosofia é uma reflexão que se diferencia radicalmente do senso comum e de outras formas de conhecimento como a ciencia, a arte e a religiao.
O senso comum são os aprendizados que adquirimos no dia-a-dia, que vem geralmente de gerações, o que nos faz pouco os questionar. Já pela filosofia temos o aprofundamento dos pensamentos, nos questionamos o porque dos comportamentos que temos, o modo em que pensamos, e não há limitações de busca de respostas. Diferentemente da ciencia, arte e religiao, onde pouco podemos questioná-las. Por isso a filosofia se diferencia tanto, pois é um movimento para o auto-conhecimento, para ir a fundo no pensamento de onde vem todo esse pensar e não simplesmente aceitar as idéias já pré-estabelecidas.
Bem, filosofia busca respostas através do homem sobre o seu comportamento em relação a vida. O senso comum, faz parte do imaginário popular. Ex: filosofia, procura entender o homem no aspecto social, científico, econômico...O senso comum se preocupa com o que acontece no cotidiano, as notícias e não se aprofunda no conhecimento, o que faz a filosofia.
O senso comum que nos permite sentir uma realidade