contabilidade basica
INTRODUÇÃO......................................................................................................................4
TEORIA DA BUROCRACIA................................................................................................5
TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM..........................................................................7
PERFIL DO AGENTE PÚBLICO.........................................................................................8
MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA....................................................................................9
CONCLUSÃO......................................................................................................................14
BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................15
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será abordado a Teoria da Burocracia formulada por Max Weber. Para ele a burocracia pode ser compreendida como procedimento regulado, previsível e documentado. No momento atual é observado que a burocracia está presente em toda organização.
Também falaremos sobre a Teoria do Dente de Engrenagem, criada por Hannah Arendt, sobre o perfil do agente público, suas capacitações e os modelos de gestão pública.
TEORIA DA BUROCRACIA
Com a preocupação em compreender a organização, o sociólogo alemão Max Weber desenvolveu a Teoria da Burocracia entre os séculos XIX e XX.
A burocratização é o fazer de maneira lógica e racional, ordenando as atividades de forma correta e sistemática, visando estabelecer regras assertivas. Burocratizar é planejar, padronizar e regulamentar a organização, buscando atingir o máximo de eficiência.
A organização é um organismo que sofre mudanças constantemente e a burocracia está presente em toda organização, seja de forma positiva ou negativa.Todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.
O burocrata atual é uma pessoa que trabalha em funções que exigem procedimentos