Tipos de Transmissão de Marchas Automotivas.
ARACRUZ, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO_____________________________________________________
CÂMBIO MECÂNICO OU MANUAL__________________________________
CÂMBIO AUTOMATIZADO OU ROBOTIZADO________________________
CÂMBIO AUTOMÁTICO_____________________________________________
CÂMBIO CVT ______________________________________________________
CONCLUSÃO_______________________________________________________
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS____________________________________
INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre os diferentes tipos de câmbios, entretanto antes de entrarmos neste assunto é importante termos conhecimento sobre: o que é um câmbio (transmissão), e também sobre os princípios básicos.
O CÂMBIO:
Durante qualquer trecho percorrido por um veículo, o condutor tem a necessidade de administrar velocidades distintas, às vezes, aumentá-la para ir mais rápido, às vezes, desacelerar, ir devagar. Para que o veículo seja capaz de se deslocar em diversas escalas de velocidades foi criado o sistema de câmbio, ou transmissão.
A transmissão (ou câmbio), a princípio é um sistema formado por um conjunto de engrenagens que permite ao condutor regular a velocidade e o torque dependendo das condições de locomoção do veículo. OS PRINCIPIOS BÁSICOS:
O câmbio é o responsável por comunicar para as rodas do veiculo a potência do motor que é transformada em energia mecânica.
Em veículos convencionais, ou seja, com motor dianteiro, a transmissão se inicia no volante, passando pela embreagem, caixa de câmbio, eixo de transmissão e pelo diferencial, até alcançar as rodas traseiras. Nos veículos com motor frontal e tração nas rodas dianteiras ou em veículos com o motor e tração traseiros, o câmbio é feito através de eixos curtos, dispensando o eixo de transmissão.
Outro componente importantíssimo é o diferencial que permite as rodas do veiculo girarem em diferentes velocidades. Trata-se de um