luxação
Centro de Ciências da Saúde
Disciplina: Seminário III
LUXAÇÃO RECIDIVANTE DA ATM E AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE TRATAMENTO
Isla Camilla Carvalho Laureano (11122515)
Laís Cavalcante Pereira da Silva (11122325)
Thales Henrique Pereira da Silva (11122330)
João Pessoa
2013
Introdução
Desenvolvimento
Plicatura da cápsula articular
O procedimento consiste em expor a cápsula lateralmente para permitir que se realize uma incisão em sua parte lateral em forma de T, assim as duas extremidades mesial e distal são fortemente unidas por suturas através de fios reabsorvíveis, fios não reabsorvíveis ou fios de aço, o que resultará em reforço por estreitamento do ligamento capsular. O principal objetivo da técnica é apertar a cápsula articular limitando os movimentos do côndilo.
Miotomia do músculo pterigóideo lateral
Esta técnica cirúrgica é indicada quando a ocorrência dos deslocamentos está associada à hiperatividade muscular. No entanto, ainda existem dúvidas em torno da eficácia desta técnica apesar de diversos trabalhos terem relatados sucessos com o seu uso.
A realização da miotomia do músculo pterigóideo lateral pode ser por via extraoral, através de abordagem pré–auricular como complemento a eminectomia, ou por via intra–oral, mediante uma incisão sobre o vestíbulo da tuberosidade maxilar, a fim de permitir a dissecção necessária através da área pterigóidea dando acesso ao ventre inferior do músculo pretendido, assim realiza-se a desinserção do músculo da superfície externa da cabeça da mandíbula.
Concluiu-se que quando existe eficácia utilizando este tratamento, isto deve ser atribuído à cicatrização anterior do músculo à cápsula articular após a retirada da sua inserção, o que consequentemente irá limitar a excursão condilar.
Ancoragem do disco articular através de miniâncoras de sutura
As