PRATICA COLIMETRIA
Professora: Andréa Vieira Disciplina: Microbiologia ambiental e industrial
Aluno (a): ________________________________________________________ Valor: 5 pontos Nota: ___________
ASSUNTO: COLIMETRIA
1. INTRODUÇÃO
O grupo dos coliformes consiste de vários gêneros de bactérias pertencentes à família Enterobacteriaceae. Os coliformes são bastonetes Gram negativos, aeróbicos ou anaeróbicos facultativos que fermentam a lactose com formação de ácido e gás quando incubados por 24-48 h a 35o C.
Os testes para a detecção de coliformes na água podem ser realizado pela técnica dos tubos múltiplos (descrita a seguir). Quando utilizada, o resultado deve ser descrito como o Número Mais Provável (NMP) de microrganismos presentes na amostra examinada. Este número, baseado em formulas de probabilidade estatística, é uma estimativa na densidade média de coliformes na amostra. A densidade de coliformes, associada a outras informações de caráter ambiental ou das instalações locais fornecem uma avaliação da eficácia do tratamento d’água e da qualidade da água não tratada.
A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Os indicadores de contaminação fecal, tradicionalmente aceitos, pertencem a um grupo de bactérias denominadas coliformes. O principal representante desse grupo de bactérias chama-se Escherichia coli. A razão da escolha desse grupo de bactérias como indicador de contaminação da água deve-se aos seguintes fatores:
• estão presentes nas fezes de animais de sangue quente, inclusive os seres humanos;
• sua presença na água possui uma relação direta com o grau de contaminação fecal; são facilmente detectáveis e quantificáveis por técnicas simples e economicamente viáveis, em qualquer tipo de água;
• possuem maior tempo de vida na água que as bactérias patogênicas intestinais, por serem