Colimetria
FLORIANÓPOLIS
Disciplina: Bacteriologia
Profª Biológia MSc. Débora Monteiro Brentano
Autores: Andreza Soares Nau
Karla Regina
Lilian Rodrigues
Samira Zaher
Florianópolis, 25 de abril de 2011
Introdução
A ordenação urbana está diretamente ligada ao fornecimento de água. O desenvolvimento de uma população e seus setores produtivos se dá de modo a utilizar os recursos hídricos disponibilizados.
Desta maneira é necessário classificar os tipos de águas e planejar sua distribuição garantindo que o seu consumo não coloque em risco a saúde das pessoas e do meio em que está.
Os recursos hídricos são sinônimos de fonte de vida, mas podem tornar-se um meio de contaminação por microorganismos causadores de doenças.
Para assegurar uma qualidade no fornecimento de água e permitir que a devolução deste recurso ao meio não interfira na saúde da coletividade, são realizadas análises e estudos que determinam parâmetros classificatórios.
Um destes procedimentos consiste na análise bacteriológica da água feita em laboratório que permite, através de meios de cultivos, saber se um determinado corpo d’água está contaminado por bactérias do tipo coliformes termotolerantes, mais precisamente da bactéria Escherichia Coli. A confirmação da presença deste agente na água indica que há presença de fezes humanas e/ou animal, pois esta bactéria é um organismo presente no trato intestinal dos animais de sangue quente, e que estaria associada a presença de outros organismos patogênicos causadores e transmissores de doenças.
DESENVOLVIMENTO
A localização escolhida para a realização da análise bacteriológica foi o Riozinho, situado no bairro Campeche no sul da ilha de Florianópolis – SC.
Imagem 1: Foto aérea da localização da coleta – Riozinho.
Fonte: MapLink – Guia