Colorimetria
Faculdade de Tecnologia - FT
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM CONTROLE AMBIENTAL
ST207A – BIOLOGIA APLICADA II
Prof. MSc.Wesley Esdras Santiago
COLIMETRIA - ANÁLISE PRESENÇA/AUSÊNCIA (P/A)
DETERMINAÇÃO DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS DA ÁGUA
LIMEIRA – SP
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Faculdade de Tecnologia - FT
1.
INTRODUÇÃO
As bactérias do grupo coliformes habitam normalmente o intestino de homens e animais, servindo, portanto, como indicadores da contaminação de uma amostra de água por fezes. Como a maior parte das doenças associadas com a água é transmitida por via fecal, isto é, os organismos patogênicos, ao serem eliminados pelas fezes, atingem o ambiente aquático, podendo vir a contaminar as pessoas que se abastecem de forma inadequada dessa água, a presença de coliformes na água é um indicador de risco de transmissão dessas doenças (BRASIL, 2010).
Segundo a CETESB desde o início da bacteriologia sanitária, marcada pela observação de
Escherich em 1885, de que o Bacillus coli (Eschericha coli) poderia ser usado como indicador de na avaliação da contaminação fecal da água. As bactérias do grupo coliforme têm sido extensivamente utilizadas na avaliação da qualidade das águas, sendo até hoje o parâmetro microbiológico básico incluído nas legislações relativas a águas para consumo humano (CETESB, 1990).
Para a avaliação das condições sanitárias de uma água, utilizam-se bactérias do grupo coliforme, que atuam como indicadores de poluição fecal, pois estão sempre presentes no trato intestinal humano e de outros animais de sangue quente, sendo eliminadas em grandes números pelas fezes. A presença de coliformes na água indica poluição, com risco potencial da presença de organismos patogênicos, uma vez que são mais resistentes na água do que as bactérias patogênicas de origem intestinal (CETESB, 1990).
O grupo de bactérias constituído por bacilos gram-negativos, aeróbios ou anaeróbios