Appcc
Kátia Mitie
Marcela Premazzi
USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul
REGISTRO DE NÃO CONFORMIDADES
Nº doc:
Folha: 1/1
Data de aprovação:
01
Área de Ocorrência
02
NC N.º
03
Tipo de Não Conformidade Produção
001
( X ) Critica
( ) Não Crítica
04
DESCRIÇÃO DETALHADA DA NÃO-CONFORMIDADE
Foram analisadas 40 amostras de lingüiças frescal adquiridas em estabelecimentos comerciais específicos do município de São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, ambas localizados no Estado de São Paulo. As amostras coletadas foram embaladas em filme plástico, acondicionadas em caixa isotérmica e transportadas ao Departamento de Ciência dos Alimentos, setor de Microbiologia de Alimentos da Universidade de São Paulo, USP, no qual procederam-se as análises de colimetria, enumeração e caracterização bioquímica de Staphylococcus coagulase positiva e Salmonella spp.
Staphylococcus coagulase positiva e Salmonella spp
05 AÇÃO IMEDIATA Solicitou-se à paralisação da fabricação desta lingüiça em específico e a retirada do produto das lojas .
06
RESPONSAVEL PELA AÇÃO IMEDIATA
07
DATA Consuelo Dantas – Analista de Qualidade 02 / 12 / 2013
08
POSSIVEIS CAUSAS DA NÃO CONFORMIDADE
Diversas podem ser as fontes de introdução destes agentes na cadeia alimentar, como condições inadequadas de abate e evisceração, nas quais as carcaças podem ser contaminadas por enterobactérias presentes no trato gastrintestinal.
09
AÇÃO CORRETIVA OU AÇÃO PREVENTIVA PARA SANÇÃO DA NÃO CONFORMIDADE Fazer reciclagem do curso de BPF , higienização pessoal e do ambiente de trabalho, avaliar a qualidade higiênico sanitária da matéria prima comprada e reavaliar os padrões de fabricação. Tornando assim mais rigoroso.
10
RESPONSÁVEL PELA REALIZAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO E PRAZO
11
DATA Carlos Medeiros Supervisor da Garantia da Qualidade – Prazo Até 15/12/2013 03 / 12 / 2013
201
12