relatorio de bacteriologia
O relatório a seguir demonstra tudo o que foi ensinado no decorrer das aulas na matéria de Métodos Microbiológicos e Toxicológicos para Avaliação Ambiental, que foram dadas pela professora Cristiane Felisbino. Tivemos diversos conteúdos relacionados no que se diz respeito a diferentes técnicas de desinfecção e esterilização, morfologia bacteriana, coliformes termotolerantes, preparos de frascos de coleta, técnicas de coleta, meios de cultura, coleta, inoculação, teste de colimetria (ensaio presuntivo e ensaio confirmativo), repicagem, leitura de resultados, análise dos resultados, parâmetros legais para portabilidade, balneabilidade, lançamento de efluentes, interpretação de laudos bacteriológicos, colilert e uma visita técnica a estação de tratamento de água da CASAN.
Introdução
A microbiologia tem por objetivo o estudo dos microrganismos e suas atividades. Os microrganismos compreendem as Bactérias, Fungos (bolores, leveduras e orelha de pau), Vírus (limiar da vida), Algas e Protozoários. Os objetos de estudo da Microbiologia são as bactérias, os fungos, os protozoários e as microalgas; também estão incluídos os vírus assim como os viroides e os priões, ainda que não apresentem estrutura celular.
Desenvolvimento
A pratica em laboratórios seja profissional ou aprendizado, exige o uso das normas de segurança para evitar acidentes e prejuízos de ordens humanas ou materiais. Fazem parte das normas de segurança:
Uso de guarda-pó de mangas compridas, fechados e na altura do joelho.
Calçados fechados e calça compridas.
Não use relógios, pulseiras, anéis ou quaisquer ornamentos durante os experimentos.
É proibido fumar no laboratório
É proibido o uso de qualquer aparelho eletrônico
É proibido consumir qualquer tipo de mantimentos
Caminhe com atenção e nunca corra dentro do laboratório
Aventais de laboratórios, luvas, óculos de proteção ou outras vestimentas, não devem ser utilizados fora do laboratório.
Em caso de acidentes,