Pratica 2
Uma reação química ocorre quando há formação de novos compostos (produtos) a partir da mistura de reagentes. Para que aja uma reação é necessário que ligações se quebrem para que outras se formem e existem evidências que confirmam a existência de uma reação.
De modo geral, pode-se dizer se ocorreu ou não uma reação química em um sistema devido a alterações ocorridas no sistema, como mudança de cor, variação de temperatura, surgimento de precipitado, formação de gás, entre outros motivos, porém nem sempre que ocorre uma alteração no sistema quando visualmente ocorreu uma mudança pode ser considerado uma reação.
Objetivo
Evidenciar por meio de experimentos químicos a ocorrência de uma reação química, verificar os tipos de precipitados verificar as propriedades químicas de um composto
Procedimento experimental
Mudança de cor
Neste primeiro procedimento foi utilizado um tubo de ensaio e as seguintes soluções CuSO4 0,2 M e Fe2(SO4)3. No tubo de ensaio foi misturado as duas substâncias e houve uma mudança de cor, contudo não houve reação apenas a mistura de cores das duas substâncias.
CuSO4 + Fe2(SO4)3 ----> CuSO4 + Fe2(SO4)3
(Cor Azul) (Cor Amarelo) (Cor Verde)
( Vê-se na equação química que o produto é o mesmo que os reagentes, com isso, conclui-se que houve apenas uma mistura de cores.) No Segundo procedimento misturou-se as seguintes soluções CuSO4 0,2 M e NH4OH 3M em outro tubo de ensaio e houve uma mudança de cor havendo uma reação.
CuSO4 + 2NH4OH ----> Cu(OH)2 + (NH4)2SO4
(Cor Azul) (Incolor) (Cor Azul Escuro)
(Vê-se na equação que houve uma reação de dupla troca formando hidróxido de cobre e sulfato de amônia. A coloração Azul escura deve-se ao hidróxido de cobre, pois o sulfato de amônia é bem solúvel em água)
Classificação dos Precipitados
Neste Procedimento foi analisado as seguintes reações 2.1 - HCl 1 M + AgNO3 0,1 M HCl + AgNO3 ----> AgCl +