Prática 2
OBJETIVO:
Manipular uma fonte de tensão variável; realizar medidas de tensão, corrente e resistência com um multímetro digital; montar circuitos elétricos simples.
MATERIAL:
• 1 fonte de tensão variável;
• 1 multímetro digital;
• 2 cabos banana/jacaré;
• 1 pilha de 1,5 V;
• 1 resistor de 100 ohms e 1 de 220 ohms;
• Placa para montagem de circuitos.
PROCEDIMENTOS:
I - Efetuando medidas de tensão elétrica
1 – Inicialmente configure o multímetro como voltímetro. Para isso, conecte o cabo banana/jacare2 preto ao terminal 7 e o cabo banana/jacaré vermelho ao terminal 6 do multímetro (oriente-se pela figura 6). Gire a chave seletora de função/escala para a posição de medidas de tensões continuas (n° 2, na figura 6) e escolha um fundo de escala de 20 V.
a) Medidas de tensão em fontes
1 – Ligue a fonte de tensão variável e ajuste a tensão para um valor de 6 V. Para isto gire os potenciômetros de ajuste da tensão de saída.
2 – Conecte as garras jacaré dos cabos do voltímetro aos bornes de saída de tensão da fonte (vermelho do voltímetro ao vermelho da fonte e preto do voltímetro ao preto da fonte). Anote o valor da tensão mostrada pelo voltímetro com sua respectiva incerteza. Para determinar a incerteza na leitura do voltímetro digital consulte a tabela 1, no final desta prática, que mostra os valores da precisão do aparelho, fornecidas pelo fabricante, para varias faixas de medição.
3 – Compare o valor indicado no display da fonte com o mostrado no display do voltímetro. Há diferenças? Se não ha, você pode usar o voltímetro da fonte como uma referencia. Inverta os cabos do voltímetro que estão ligados à fonte (vermelho do voltímetro ao preto da fonte e preto do voltímetro ao vermelho da fonte). O que acontece?
R: Conforme o solicitado, após fazermos a medição da tensão elétrica, encontramos o valor de 5,89 V no voltímetro. Houve dessa forma, uma diferença de 0,11 V no valor mostrado pelo