O uso da microbiologia
Avaliação escolar: avaliação da aprendizagem ou processo de seleção
DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Aprendizagem ou Processo de Seleção: um olhar psicológico
PROBLEMATIZAÇÃO:
OBJETIVO: Diagnosticar a intencionalidade docente no ato de avaliar, verificando se os instrumentos avaliativos estão condizentes à prática docente, bem como o compromisso dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Analisar a função do instrumento de avaliação na construção do saber e ao término de tal trabalho, conseguir observar como/se a avaliação está relacionado com o sucesso/fracasso do sistema educacional do município de Cacoal.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
JUSTIFICATIVA:
O presente trabalho tem com tema “Avaliação escolar: avaliação da aprendizagem ou processo de seleção”. Tal tema se torna relevante pelo anseio que permeia o processo formal da educação, uma vez que para a instituição de ensino o aluno deve ser acompanhado por uma nota, e esta por vez, rotula o aprendizado e o professor tem ampla autonomia no modo como formula, administra e atribui nota, por meio de instrumentos avaliativos, como escrita, oralidade, trabalhos em classe ou extra-classe. No entanto, o professor é tido como o “senhor” da nota, pois caberá a ele a atribuição da mesma. Nesse sentido, entendemos que o principal elemento é intencionalidade que não deverá envolver apenas o professor, ele é um dos instrumentos, pois todos os sujeitos do processo educativo devem imbuir-se de uma parcela de responsabilidade e compromisso com a avaliação, que não deve ser vista como uma arma ou algo similar, mas como aprendizagem. Dessa forma, o professor conjuntamente à comunidade educativa estabelecerá os meios para superação das necessidades dos alunos, delineando os objetivos e metas.
Porém, na prática isso não ocorre, e a intenção de avaliar para a promoção da aprendizagem, cede espaço para a seleção e exclusão do aluno.
HIPÓTESE:
O processo avaliativo está condizente com a pratica docente? Nesse sentido,