PR TICA 1
CURSOS: ENGENHARIAS: CIVIL, PRODUÇÃO E MECÂNICA
DISCIPLINA: QUÍMICA TECNOLÓGICA E QUÍMICA APLICADA
PRÁTICA 1: MEDIDAS DE VOLUME E MASSA
OBJETIVOS: Introduzir de forma correta técnicas manipulação de vidrarias de acordo com a precisão de suas medidas volumétricas e conhecimento de vidrarias
Apresentar os utensílios utilizados no laboratório de química;
FUNDAMENTOS TEÓRICOS:
Medidas são essenciais para todas as ciências. As propriedades fundamentais mais utilizadas são comprimento, massa, tempo e temperatura. As medidas corretas de volumes, massas e temperaturas são fundamentais para o sucesso do trabalho no laboratório de química.
Para a medida de volumes, a dois tipos de instrumentos graduados e aferidos. Os aferidos medem um único volume e são em geral mais precisos. Os graduados, porém, Permitem medir vários volumes, e um deles, a bureta é de alta precisão. De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se provetas, enquanto, para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o chamado material volumétrico. Os aparelhos volumétricos são calibrados pelo fabricante e a temperatura de calibração é 20 ºC.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
A. Pesa-se um béquer de 50mL. Mede-se 10mL de água em uma proveta (ver apêndice I). Pesa-se novamente este béquer com água para obter a variação de massa. Repete o experimento 3 vezes. Organizar os resultados da seguinte forma:
Proveta de 10 mL
Experimento
Massa do Béquer (g)
Massa do Béquer + Água (g)
Massa de Água (g)
Volume de Água (mL)
1
2
3
Média
Erro relativo (%)
Erro absoluto (%)
Desvio Padrão
Massa de água deve ser transformada para volume de água usando a densidade (ver apêndice II). Calcule a média, desvio padrão, o erro relativo e o erro absoluto.
B. Pesa-se uma proveta de 10mL, Mede-se 10mL de água em uma proveta (ver apêndice I). , pesa-se novamente esta proveta com água para obter a variação de massa. Repete o