Educa O E Criminalidade
Devemos ter bem claro que muitas vezes a própria educação funciona como meio de reprodução de condutas e permitir a manutenção do mecanismo já existente, porque molda a criança a executar padrões já existentes. Ela deveria funcionar como um caminho ao auto conhecimento, ou seja, a busca de si mesmo. “A educação deve ser critica a ponto de permitir ao individuo que possa perceber e se apropriar do horizonte respectivo do mundo social, do grupo com o qual convive a fim de aceitá-lo ou sair dele”. E devemos deixar bem claro que isso somente é possível num espaço em que haja reflexão.
Uma ferramenta boa para isso seria a internet, infelizmente ela é usada somente para a diversão e não para que se possa atingir um estado de consciência critica. Os jovens geralmente gastam seu tempo em frente do computador em sites de relacionamentos e papos efêmeros que não levam a uma reflexão mais profunda..
Outro ponto que devemos considerar é que vivemos a era do empurra-empurra, em que a família empurra a educação dos filhos para a escola e a escola deixa de fazer esse papel e assim as crianças ficam sem regras. “Pode-se reverter um pouco o quadro da violência trabalhando questões como a cidadania e respeito, aliando um elemento auxiliar na socialização, mostrando a criança o que é direito e o que é dever.”
A escola deve desde cedo transmitir valores, dar noções de cidadania e deveres para todos. Isso favorece o exercício da cidadania mais tarde.