Pr tica 1
Metrologia
Medição do diâmetro de uma moeda de R$0,10
Ana Vitoria de Moura Cunha
Gustavo Henrique de Oliveira Barbosa
Rafael Alvarenga Rodrigues
22 de março de 2013
Infraestrutura Experimental
Objetivo
Medir o diâmetro de uma moeda de R$0,50.
Material Utilizado Micrômetro.
Na figura 1 encontra-se o desenho, com cortes parciais, e a denominação das partes principais de um micrômetro.
Figura 1
O micrômetro tem um fuso roscado que geralmente possui um passo de 0,5 mm. O deslocamento longitudinal para uma rotação completa é, portanto, 0,5 mm.
O tambor graduado está fixado ao fuso micrométrico. Para determinar o deslocamento longitudinal do fuso de medição, na parte dianteira do tambor acha-se gravada uma escala que subdivide uma rotação (deslocamento de 0,5 mm) em 50 partes. O deslocamento de uma divisão de escala no tambor corresponde a um deslocamento longitudinal de 0,01 mm. O tubo graduado possui duas outras escalas lineares que indicam os milímetros e os meios milímetros. Estando o micrômetro ajustado, isto é, quando o traço do limite inferior da Faixa de Medição (FM) coincidir com o traço zero no tambor graduado, então o mesmo pode ser empregado para realizar medição, dentro de sua faixa de medição, com divisão de escala de 0,01 mm.
Existe uma catraca ligada ao parafuso micrométrico que possibilita uma força de medição constante. Se a força for superior à resistência da catraca, a mesma gira em falso sobre o parafuso.
Por estarem em contato com a peça a ser medida, os sensores de medição estão sujeitos ao desgaste e por isso nas extremidades dos mesmos, emprega-se placas de metal duro. Estas placas devem ser manuseadas com cuidado, pois o metal duro é frágil.
O comprimento de medição do fuso é geralmente de 25 mm, podendo-se encontrar também parafusos com 13 mm e 30 mm.
As plaquetas fixadas ao arco devem possibilitar a fácil acomodação do micrômetro na mão do operador e permitir o isolamento contra o