Exercicio 1 Pr Tica
Departamento de Processos Psicológicos Básicos
Disciplina: Fundamentos de Análise do Comportamento
Professora supervisora: Raquel Maria de Melo; Parte prática: Olívia Costa do Vale
Aluna: Rayanne Rodrigues de Lima Matrícula: 12/0058154
EXERCÍCIO 1
1) A partir do que foi discutido no vídeo, aponte uma semelhança e uma diferença entre os pensamentos de Skinner e Watson.
Semelhança: parte do pressuposto da evolução das espécies (darwinismo), ou seja, o ser humano tem gerações anteriores, antepassados, perdendo a característica de um ser divino; trabalham com o foco no estudo do comportamento;
Diferença: Skinner não descarta a importância dos eventos mentais e nem que ela possa ser estudada, aceita todos os fenômenos comportamentais, onde o que existe para um indivíduo existe, não é necessária observação consensual, diferente do que Watson pensava. Skinner parte do objetivo de Watson, mas concebe um homem que age sobre o mundo modificando e sendo por ele modificado sendo um ser em construção;
2) De acordo com Hübner, qual seria o motivo para a rejeição judaico-cristã ao Behaviorismo?
O motivo da rejeição seria que o indivíduo não seria mais visto como um ser divino e nem estando tão acima das outras espécies de animais, onde pela teoria da evolução, poderia ser possível o estudo do comportamento humano estudando e comparando com outras espécies de animais como, por exemplo, ratos e pombos.
O que para a época era inaceitável, como comparar o ser humano com espécies inferiores a ele e ainda querer entender os comportamentos humanos por meio destes animais, seria como inferiorizar o ser humano, uma ofensa.
3) Discuta a afirmativa: “Skinner rejeita a concepção de mente.”
Skinner não rejeita a concepção de mente, apenas entende que os eventos públicos e privados são eventos da mesma natureza (eventos físicos), entendendo este como mais um comportamento.
Os sentidos não são negligenciados, apenas se foca nas