PPRA Posto Aguia
O presente trabalho é sobre Saúde Pública, mais concretamente sobre a Saúde Pública no Brasil com âmbito Estadual, Federal e Municipal. É objetivo deste trabalho, abordar alguns fatos que a população brasileira vive hoje em dia, com relação a política de saúde pública e os problemas que atingem a população. O foco principal será a análise da Saúde Pública dentro do sistema legal brasileiro, relacionando com a Constituição Federal e as legislações pertinentes ao tema. Com base nisso será evidenciado as reais condições legais da saúde no Brasil e também suas políticas governamentais.
De acordo com isso, o primeiro capítulo do trabalho pretende discutir a saúde pública brasileira realizando um apanhado histórico, a partir do século XIX até os dias de hoje, com enfoque na evolução das políticas públicas de saúde e também nas dificuldades que apresentavam os serviços assistenciais, em particular a formação e a consolidação do Sistema
SAÚDE PÚBLICA A saúde política e económica centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais. Não deve ser confundida com o conceito mais amplo de saúde coletiva.
Evolução do conceito
Uma das mais citadas definições de Saúde Pública foi apresentada por Edward Amory (1877–1957), nos EUA, 1920 . Assim, foi realizada.
"A arte e a ciência de prevenir a doença , prolongar a vida , promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade . Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções , a educação dos indivíduos nos