eletrônica
O termo semicondutor é usado para descrever qualquer material que tenha as características entre isolantes e os condutores. Em outras palavras, um semicondutor não permite a passagem de corrente como um condutor, nem impede a passagem de corrente como um isolante. Alguns materiais semicondutores são elementos puros, que são encontrados na tabela periódica dos elementos enquanto outros semicondutores podem ser classificados como combinações.
GERMÂNIO SILÍCIO Ge Si
José Leandro Bueno_TECNOLOGO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 1 2 DEFINIÇÕES
ELEMENTO: um dos 104 (cento e quatro) materiais químicos que não podem ser subdivididos em substâncias mais simples.
ÁTOMO: menor porção de um elemento que ainda exibe todas as características daquele elemento.
2.1 ÁTOMOS SEMICONDUTORES
Os átomos contem 3 (três) componentes básicos.
Os prótons e neutros estão localizados no núcleo do átomo, enquanto os elétrons giram em orbitas em volta do núcleo. O átomo de cada elemento particular tem um número especifico de prótons no seu núcleo e igual número de elétrons em órbita se o átomo é neutro (sem carga elétrica). Contudo, a maneira como os elétrons são arrojados em volta do núcleo é extremamente importante na determinação das características elétricas do elemento.
Geralmente, cada elétron tem sua própria órbita, mas certas orbitas são agrupadas para produzir o que é referido como camada. Existe somente um máximo de 7 (sete) camadas. A primeira camada pode manter 2 (dois) elétrons, a segunda 8 (oito), a terceira o máximo de 18 (dezoito), a quarta o máximo de 32 (trinta e dois). O numero máximo de elétrons por camada é dado pela relação 2N², em que N é a camada. N = 1 significa 1ª camada, a mais próxima do núcleo.
A camada mais externa de um átomo particular é chamada de Camada
José Leandro Bueno_TECNOLOGO DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL 12 de Valência e seus elétrons são chamados Elétrons de Valência.
A figura 1 mostra a distribuição de prótons e