Povos árabes
Os povos Viviam na península da Ásia Ocidental, próximos da África. Se limitando ao norte com a Palestina ao com o oceano Índico, a leste com o golfo Pérsico e a oeste com o mar Vermelho.
O litoral do mar Vermelho é a região que apresenta melhores condições geográficas, permitindo até mesmo pouca agricultura, mas em algumas áreas restritas. Onde se localizavam antigas cidades como Meca e Iatreb (Medina). Essas cidades eram importantes centros comerciais de onde partiam caravanas em direção a Aden no sul da Arábia, ou a Bassorah, no golfo Pérsico.
Nos portos, os comerciantes adquiriam especiarias orientais, que ali chegavam através da navegação de cabotagem, e as revendiam no Oriente Médio e também nas proximidades.
Além do comércio externo, havia um intenso comércio interno entre os árabes do deserto, conhecidos como beduínos, e os do litoral. As práticas comerciais, entretanto isso apenas acontecia nos últimos meses do ano (setembro a dezembro), quando os beduínos se deslocavam em direção as cidades.
Além de seus objetivos mercantis, essa migração possuía também um caráter religioso, tendo Meca como ponto de convergência. A atração da cidade era um templo, a célebre Caaba, que abrigava numerosos ídolos adorados pelas tribos do deserto, assim como uma Pedra Negra que, segundo a tradição foi dada pelo anjo Gabriel a Ismael: havia ainda em Meca uma fonte sagrada (Zem-Zem), um cale onde o demônio (Ibilis) era apedrejado pelos fiéis e o Monte Arafat, local de meditação noturna .
Os beduínos preferiam Meca e Iatreb porque a visita lhes dava uma satisfação espiritual e material, devido ao comércio das feiras. Por isso mesmo, existia entre as duas cidades uma rivalidade que era simultaneamente comercial e religiosa.
Maomé e a criação do Islamismo : História pessoal de Maomé e os fatos relacionados a criação do religião Islâmica .
História de Maomé : Maomé nasceu em Meca, por volta