Povos Ágrafos
Slide 1: Povos ágrafos São povos que ainda não conhecem a escrita. O resgate desses povos é feito pelos arqueólogos através de vestígios de moradias, armas, instrumentos, restos de alimentos, enfeites, cerâmicas, pinturas, esculturas, etc. (A seguir exemplos de trabalhos arqueológicos).
Slide 2: A primeira etapa dos trabalhos do arqueólogo, é identificar o local onde haja vestígios de seres humanos pré-históricos. Após a demarcação do terreno, inicia-se as escavações.
Slide 3: No trabalho arqueológico, o terreno é cuidadosamente escavado. Os arqueólogos vão procurando vestígios de povos de diferentes culturas e épocas. A etapa posterior é a interpretação dos objetos.
Slide 4: O Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, foi criado em 1979. Lá se encontra a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo. Entre eles, o sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, que forneceu os mais antigos vestígios da presença humana nas Américas, até agora: 57 mil anos.
Slide 5: Na década de quarenta, o desmatamento do delta de Diquis, na Costa Rica, revelou fabulosas esferas de pedras de diferentes tamanhos e impressionante perfeição na forma. São objetos de arte arqueológica dos povos pré- colombianos.
Slide 6: A maior esfera de pedra tem o tamanho de dois metros, outras, apenas poucos centímetros. Boa parte desse material foi removido dos seus sítios originais para adornar os jardins de prédios públicos, privados e algumas residências de luxo. Mesmo estando as esferas associadas a sítios arqueológicos de povos pré-colombianos não temos como saber se foram feitas por eles ou por alguma cultura anterior.
Slide 7: Hipóteses sobre a ocupação do Continente Americano Há várias hipóteses quanto à origem do homem na América; dentre elas destacam-se: Hipótese asiática: o ameríndio teria vindo da Ásia, atravessando o Estreito de